Accessibility Tools

Back to Top

INSTITUTO

headerfacebook headertwitter headerinstagram headeryoutube
Cima

HISTÓRIA / MEMORIA / BIOGRAFIA

2002 - SAGA DE ANTÔNIO DA PIÇARRA - DE PADRE CÍCERO A LAMPIÃO -

Apesar de escrever com bastante simplicidade, observa-se o zelo do autor em expor sobre fatos, todos verídicos, quer relacionados com a vida do personagem, quer respeitantes aos acontecimentos que se ligaram à sua pessoa pôr intermédio daquelas que com ele conviveu durante a sua vida, descrevendo, ademais, com nitidez, os caminhos pôr ele percorridos, fazendo ênfase aos lugares onde passou a maior parte de sua existência, principalmente, aqueles encravados no sertão do Cariri. Não escondeu, o criador desta obra, as sábias lições que o personagem transmitiu, através do seu linguajar matuto, a todos que privavam de sua amizade e aqueles que conheciam a sua história.

Tamamho do Arquivo:
488.90 kB
Data de Publicação:
18 Setembro 2023
Downloads:
249 x
2008 - VIDA E OBRA DR. BEZERRA DE MENEZES

Biografia de Adolfo Bezerra de Menezes, trajetória de vida um dos homens mais ilustres e dignos da história cearense, tendo se destacado na medicina, nas letras, na política e principalmente na solidariedade humana, tornando-se uma lenda na Comunidade Espírita do Ceará. 

Tamamho do Arquivo:
2.18 MB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
31 x
2009 - JANGO LUTA PELA DEMOCRACIA

Democrata que lutou pela efetivação dos direitos sociais fundamentais, o Ex-Presidente João Goulart (Jango) no último dia 1° de março, se estivesse vivo, completaria 90 anos. A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará presta justa homenagem a este grande brasileiro, militante da República e dos ideais democráticos. Principal interlocutor de Getúlio Vargas, Jango deixou para toda uma geração a imagem de “um presidente jovem e valente que foi deposto quando quis fazer as reformas de base.

Tamamho do Arquivo:
548.60 kB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
56 x
2009 - PATATIVA DO ASSARÉ 100 ANOS DE POESIA

Antonio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, tendo a natureza e o homem do campo como fonte de inspiração cantou em verso e prosa a resignação nordestina diante das intempéries climáticas, a resistência do homem do sertão em defender seu torrão natal e principalmente tornou-se o paladino da alma do sertanejo e da cultura popular. Nasceu em 1909 na Serra de Santana, pequena propriedade rural no município de Assaré. Completaria 100 anos em 5 de março de 2009.

Tamamho do Arquivo:
392.55 kB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
137 x
2012 - Jogos da Memória Movimento Feminino pela Anistia no Ceará (1976-1979)

Uma grande contribuição desse livro é a ótica da autora, que queria contar a história do Movimento Feminino pela Anistia, no Ceará, do ponto de vista de gênero, como uma categoria útil para a análise histórica. As mulheres têm uma maneira diferenciada de lembrar o passado? Existe uma memória feminina que é diferente de uma memória construída pela figura masculina? Será que há maneiras distintas de contar o passado, recordar os momentos, e transmitir essas lembranças para outros? A autora enfrenta essas questões teóricas e metodológicas no seu trabalho, oferecendo ao leitor um olhar perspicaz sobre as construções de papéis de gênero na sociedade brasileira.

Tamamho do Arquivo:
29.79 MB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
35 x
2014 - LIVRO AINDA 1964 - POLÍTICA HISTÓRIA E SENSIBILIDADES

A história do período ditatorial no Brasil, com marco inicial no ano de 1964, tem sido conduzida com matizes controversas sobre aquela triste realidade. A nebulosidade dos registros fáticos simboliza a própria estratégia, adotada pelo movimento militar, na implantação do regime de exceção. A obra Ainda 1964: História, Política e Sensibilidades procura resgatar, de forma mais cristalina, a ocorrência de aspectos e fatos importantes, construindo uma análise independente, em cada capítulo, do ponto de vista histórico, guardando, sempre, um nexo de inter-relação, sem perder a unidade de compreensão do todo. A abordagem é ampla desde a gênese do movimento até os esforços populares de cunho nacional para a aprovação da Lei da Anistia, onde o papel do Movimento Feminino pela Anistia – MFPA foi decisivo, tendo no Ceará a figura emblemática de Maria de Lourdes Miranda Albuquerque. 

Tamamho do Arquivo:
11.39 MB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
29 x
2016 - LIVRO ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA TIRADENTES - O TIGRE DA PM - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO

Ao se falar de história e cultura, o desenvolvimento do futebol, não como um simples esporte, mas como uma verdadeira instituição brasileira protagonizou mudanças políticas, econômicas, antropológicas e sociológicas, tomando importância especial em nossa sociedade. Partindo-se desse pressuposto, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio de seu Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará – Inesp resolve homenagear a Associação Esportiva Tiradentes, criada sob a égide da Polícia Militar do Ceará, lançando o livro ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA TIRADENTES – História e Evolução, escrito pelo historiador João Xavier de Holanda que, fazendo uma “pesquisa histórica descritivo-analítica”, provoca deleite aos “admiradores do futebol arte".

Tamamho do Arquivo:
19.45 MB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
84 x
2017 - LIVRO A HISTÓRIA POLÍTICA ADMINISTRATIVA DE QUIXADÁ

Em 1870, Quixadá, então distrito de Quixeramobim, foi elevado à categoria de vila e alcançou sua emancipação política, fazendo nascer sua Câmara Municipal. Seus primeiros legisladores elaboraram uma Carta Magna que tinha como minuta o código de Quixeramobim, mas enquadrava as necessidades do novo município e respeitava as leis municipais. Desde essa época até hoje, uma série de importantes acontecimentos políticos, que buscavam solução para os problemas da cidade, se deram, mas seus registros estavam espalhados e relegados a segundo plano, até que foram unidos pelo trabalho de Antônio Ailson da Silveira Medeiros. 

Tamamho do Arquivo:
18.43 MB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
26 x
2019 - A GRANDE ARTE DE ESTRIGAS

Estrigas, nome artístico de Nilo de Brito Firmeza, comemora 100 anos de nascimento neste ano de 2019. Odontólogo, esposo de Nice e um dos fundadores do Salão de Abril, o artista, autodidata, fez parte da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), assinou resenhas para jornais e idealizou o “Mini-Museu Firmeza”. Autor de Arte – Aspectos da Pré-História no Ceará, A Fase Renovadora na Arte Cearense, Arte na Dimensão do Momento, Artecrítica e de livros sobre Raimundo Cela, Chico Silva, Barrica e Antônio Bandeira. Estrigas publicou, também, a história do Salão de Abril, sendo um dos maiores representantes da arte e da cultura cearense. Com uma escrita de protesto, sua grande batalha era em favor da expressão cultural de seu povo e do reconhecimento do artista, traduzindo, assim, seus valores políticos, sua ideologia, fazendo o constante diálogo entre a arte e a criatividade com a política.

Tamamho do Arquivo:
18.95 MB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
28 x
2019 - HISTÓRIA DA MEDICINA NO CEARÁ

As políticas econômicas e sociais sempre alteraram o rumo das transformações médicas e são esses os registros apresentados aqui. Também, alguns fatos da história da medicina precisavam ser guardados na lembrança dos cearenses, como a luta pela melhoria das condições de saúde e para encontrar mais meios de evitar as doenças. Conhecer, interpretar e questionar as informações recolhidas no passado são ações que colaboram para a evolução da Medicina através do tempo e ajudam na compreensão das técnicas desenvolvidas. 

Tamamho do Arquivo:
1.96 MB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
29 x
A LOUCA DE DEUS

O livro biográfico de Eunízia Lopes Barroso, da autoria de Francisco Siqueira de Lima, propicia aos leitores instantes de reflexão, de procura do autoconhecimento, trazendo a lume a trajetória de vida de uma mulher altruísta à frente da Pastoral Carcerária. O próprio título da obra A Louca de Deus leva-nos a questionar o porquê desse nome, logo esclarecido, seguramente, na feliz e acertada opção de D. Aloísio Lorscheider de dar o cognome de Louca de Deus à biografada. Louca não em seu sentido vernacular, mas pelo destemor, desprendimento, pela altivez e total entrega de si, com que Eunízia defendia os direitos humanos dos presidiários.

Tamamho do Arquivo:
2.86 MB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
120 x
CACHOEIRA – SOLONÓPOLE CEARÁ – BRASIL - CORRESPONDÊNCIAS DA CÂMARA MUNICIPAL - Parte 1

Os documentos públicos fazem parte do patrimônio cultural do país e constituem nossa memória. Faz-se, portanto, necessário, preservá-los para que os cidadãos possam ter garantidos seus direitos de acesso à informação histórica, uma vez que esta é um componente básico para a construção da identidade nacional. A pesquisa realizada para a composição deste livro, bem como a posterior transcrição dos seus resultados e as acertadas decisões relativas à forma de apresentá-los foram responsáveis por resguardar o conteúdo dos documentos, que, por já estarem se deteriorando, poderiam comprometer parte da história política da cidade.

Tamamho do Arquivo:
2.59 MB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
102 x
CACHOEIRA – SOLONÓPOLE CEARÁ – BRASIL - CORRESPONDÊNCIAS DA CÂMARA MUNICIPAL - Parte 2

Os documentos públicos fazem parte do patrimônio cultural do país e constituem nossa memória. Faz-se, portanto, necessário, preservá-los para que os cidadãos possam ter garantidos seus direitos de acesso à informação histórica, uma vez que esta é um componente básico para a construção da identidade nacional. A pesquisa realizada para a composição deste livro, bem como a posterior transcrição dos seus resultados e as acertadas decisões relativas à forma de apresentá-los foram responsáveis por resguardar o conteúdo dos documentos, que, por já estarem se deteriorando, poderiam comprometer parte da história política da cidade.

Tamamho do Arquivo:
3.11 MB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
107 x
CINE NAZARÉ - UM CINEMA VIVO

Todas e quaisquer expressões artísticas representam a realidade social e incitam a reflexão e o diálogo sobre temas importantes, tais quais os problemas socioculturais de uma época. O cinema simboliza um espaço importante e retrata conflitos da vida cotidiana, além de estabelecer críticas estéticas e políticas, formatar percepções e questionamentos, acrescentando valor à vida dos cidadãos. O livro-reportagem Cine Nazaré: um cinema vivo mescla jornalismo e literatura e conta a história de um dos cinemas mais tradicionais de Fortaleza. Colabora, sobremaneira, para a construção e preservação da memória coletiva da cidade, ação de grande interesse para o Parlamento. 

Tamamho do Arquivo:
5.89 MB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
100 x
COMUNIDADE DE FEITICEIRO HISTÓRIA E CULTURA NAS MEMÓRIAS E ESPAÇOS LOCAIS

Este livro é uma obra coletiva e foi sendo construído, no decorrer dos anos de 2011 a 2013, por uma equipe de pesquisadores estudiosos da História da Comunidade de Feiticeiro. O principal objetivo, ao publicá-lo, é levar às escolas, aos que possuem interesses por história e aos que chegam à comunidade, o acesso a informações obtidas ou construídas a partir de diversas fontes. O nascimento do agrupamento social denominado “Feiticeiro” surgiu como consequência da construção do açude público Joaquim Távora, em 1932. As informações sobre esse importante momento foram coletadas, a partir de jornais da época, do relatório técnico da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - Ifocs, e, em especial, das memórias dos últimos sobreviventes desse período.

Tamamho do Arquivo:
22.66 MB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
127 x
CORRESPONDÊNCIAS DA CÂMARA MUNICIPAL PERÍODO DE 1845-1916 - PARTE 1

Desde que o homem passou a registrar suas atividades e pensamentos e arquivá-los por meio de um conjunto documental, compreender o passado tornou-se possível. Mas as correspondências apresentadas neste livro vão além de possibilitar esse entendimento, elas cumprem uma importante função social e colaboram para a construção de ações atuais mais acertadas e de um planejamento político que visa aos resultados positivos a médio e longo prazos. O livro Correspondências da Câmara Municipal de Pereiro, de autoria de João Bandeira Nogueira, colabora, sobremaneira, para o preenchimento de uma lacuna no catálogo bibliográfico cearense e para o suprimento de demandas intelectuais que crescem, à medida que a sociedade se desenvolve e apresenta novas necessidades.

Tamamho do Arquivo:
2.57 MB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
33 x
CORRESPONDÊNCIAS DA CÂMARA MUNICIPAL PERÍODO DE 1845-1916 - PARTE 2

Desde que o homem passou a registrar suas atividades e pensamentos e arquivá-los por meio de um conjunto documental, compreender o passado tornou-se possível. Mas as correspondências apresentadas neste livro vão além de possibilitar esse entendimento, elas cumprem uma importante função social e colaboram para a construção de ações atuais mais acertadas e de um planejamento político que visa aos resultados positivos a médio e longo prazos. O livro Correspondências da Câmara Municipal de Pereiro, de autoria de João Bandeira Nogueira, colabora, sobremaneira, para o preenchimento de uma lacuna no catálogo bibliográfico cearense e para o suprimento de demandas intelectuais que crescem, à medida que a sociedade se desenvolve e apresenta novas necessidades.

Tamamho do Arquivo:
2.57 MB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
29 x
CORRESPONDÊNCIAS DA CÂMARA MUNICIPAL PERÍODO DE 1845-1916 - PARTE 3

Desde que o homem passou a registrar suas atividades e pensamentos e arquivá-los por meio de um conjunto documental, compreender o passado tornou-se possível. Mas as correspondências apresentadas neste livro vão além de possibilitar esse entendimento, elas cumprem uma importante função social e colaboram para a construção de ações atuais mais acertadas e de um planejamento político que visa aos resultados positivos a médio e longo prazos. O livro Correspondências da Câmara Municipal de Pereiro, de autoria de João Bandeira Nogueira, colabora, sobremaneira, para o preenchimento de uma lacuna no catálogo bibliográfico cearense e para o suprimento de demandas intelectuais que crescem, à medida que a sociedade se desenvolve e apresenta novas necessidades.

Tamamho do Arquivo:
2.78 MB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
29 x
DO TERREIRO DA CHOPANA

Se as palavras funcionam como uma ponte entre o homem e o mundo, os poemas colaboram para a construção do nosso potencial de reflexão sobre este mundo. Os melódicos poemas Mandacaru, Herança, Botija, Estro sertanejo, No pé da ladeira, Bico-de-prata, Retirante, Do oitão da tapera, Tristeza urbana, talvez os mais representativos desta obra, estão repletos de sinceridade e arte e traduzem a sensibilidade estética de um grande escritor. Francisco Ednildo Andrade da Silva é cearense, de Brejo Santo, historiador, escritor e poeta. Detentor de um vasto poder de criação. Das inspirações de onde saíram este Do Terreiro da Choupana, também brotaram: Terral: as pegadas do poema na Caatinga; Entrudo; Reflexões da insônia; Esquinas, amores e boêmios; Os boêmios e a musa madrugada; Inspirações do pé da serra; A Gleba lírica; Sessenta sonetos sobre Jesus de Nazaré. Contudo, a grande maioria de suas obras ainda está aguardando publicação.

Tamamho do Arquivo:
1.63 MB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
43 x
DOM FRAGOSO, O PROFETA DO INOBITIDO

Iniciando com passagens sobre a República Velha, este livro, que nos ensina muito sobre história local, homenageia o primeiro bispo da Diocese de Crateús, Dom Antônio Batista Fragoso. A obra aponta passagens da vida de um religioso à frente do seu tempo, ocupado não somente com as questões estritamente espirituais, mas com os flagelos da humanidade. Os autores, José Maria Bonfim Morais e Zacharias Bezerra de Oliveira, apresentam Dom Fragoso como um homem cheio de senso de justiça e aflito com a situação dos pobres e as adversidades a que são submetidos. Nessas linhas, encontramos também explícita a preocupação do bispo com os jovens, entendidos em seu natural idealismo, com as condições de seu amadurecimento e com a formação da sua consciência cidadã. Tais preocupações configuram pontos de identificação com os ideais da Casa do Povo e enche-nos de orgulho.

Tamamho do Arquivo:
17.93 MB
Data de Publicação:
19 Setembro 2023
Downloads:
27 x
 
 
Powered by Phoca Download